Intervenção pedagógica – jogo “marcando pontos”

Maria Belintane | 23 abr 2020

Intervenção pedagógica – jogo “marcando pontos”

Profª Drª Sonia Bessa

Universidade Estadual de Goiás

Ao perceber a dificuldade dos alunos nas adições, somar com quantidades mesmo pequenas (de 1 a 10) uma boa opção é inserir o jogo “marcando pontos”. É um jogo simples com numeração de 1 a 5 e permite, por cálculo mental, fazer operações com números até 5 nas mais diversas possibilidades como: 2 + 2 + 1; 3 + 2; 4 + 1; 1 + 1 + 1 + 1 + 1.

Para esse jogo são necessários 50 cartões distribuídos nos números de 1 a 5. Duas a quatro crianças podem jogar. Para jogá-lo basta dividir igualmente as cartas embaralhadas entre os participantes, colocando a carta de cima do seu monte aberta no centro da mesa. O próximo jogador deve virar a carta no topo de seu monte e verificar se é capaz de fazer a soma de 5 utilizando sua carta com a carta somada da mesa. Os participantes seguintes devem proceder da mesma forma até que todas as cartas dos montes tenham acabado.

Ganha o jogo o participante que tiver o maior número de cartas. Após a partida, é interessante solicitar aos alunos que utilizem algum tipo de registro para descobrir quem fez mais pontos. Eles podem utilizar lápis, papel, palitos e tampas.   

Ao conferir os pontos do jogo, algumas aprendizagens são construídas.  As crianças devem discutir para descobrir quem ganhou o jogo (somou mais pontos). Além dos elementos concretos (palitos, tampas, etc), elas podem se utilizar da adição ou da multiplicação.

O aluno separa todas as cartelas com 5 pontos e vai contando de 1 em 1, não consegue simplesmente contar 5 pela percepção visual das bolinhas, conta com os dedos e vai falando alto, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, até contar todos os pontos.

O resultado de duas crianças. Uma fez todos os agrupamentos de 5  que havia ganhado no jogo e foi contanto 5 + 5 + 5 e assim sucessivamente.  A segunda criança não conseguindo somar de 5 em 5,  desorganiza as fichas e tenta contar a partir dos números da cartela.

Algumas formas de estimular a aprendizagem da adição e da multiplicação é lançar contra-argumentos:  para uma criança que soma de 1 em 1 perguntar: Teria um jeito diferente para saber quantos pontos você fez? Qual? Ou ainda dizer: “uma criança da sua idade da outra turma me disse que ele somava de 5 em 5, o que você acha disso? Ela está certa ou errada? Por que?

Para a criança que conta utilizando a adição um bom contra-argumento seria: Teria um jeito diferente para saber quantos pontos você fez?  Qual?  Uma criança da sua idade, da outra turma me disse que ele multiplicava 7 X 5, (colocar o número correspondente à quantidade que a criança tirou)  o que você acha disso? Ela está certa ou errada? Por que?